A ESCOLA CASTELO BRANCO NA FEIRA DE CIÊNCIAS REALIZADA EM SENADOR POMPEU ( NOVEMBRO DE 2011 )
Os alunos MATEUS CAVALCANTE BEZERRA DE MORAES E JAÍLSON COSTA ARAÚJO, que defenderam e apresentaram, na Feira de Ciências, o Projeto FOGÃO SOLAR PARABÓLICO
Ao centro, ladeado, portanto, pelos alunos Mateus e Jailson, o Prof. João de Andrade Rosa (João Wilson) - orientador da dupla face à defesa e apresentação do Projeto FOGÃO SOLAR PARABÓLICO.
METODOLOGIA
Pensando em uma possibilidade de melhorar a qualidade na produção de alimentos, no que tange ao desenvolvimento sustentável, os alunos foram à biblioteca e também realizaram pesquisas
Pensaram matematicamente uma forma de reter calor sem usar chamas e produção de fumaça (liberação de gases) e chegaram à forma de uma circunferência, pois a área de contato é maior, facilitando a retenção.
Usaram também uma caixa de isopor coberta com papel veludo preto e expondo ao sol para testar eficácia.
O primeiro objeto de estudo foi aquecimento da água, depois cozimento do ovo e, logo em seguida, da batata, obtendo os resultados esperados.
RESULTADOS OBTIDOS
A troca de experiências, o exercício da autonomia e a reflexão sobre a possibilidade do aluno relacionar o conhecimento com o seu cotidiano e posicionar-se criticamente diante das formas de se gerar energia - questão ambiental.
Interação entre professor e alunos.
E, enfim, a comprovação da eficiência do fogão solar no cozimento dos alimentos: ovos, batata.
POSTAGEM EFETUADA POR
Osmar Lucena Filho
(da Equipe do Laboratório de Informática - Escola Castelo Branco)






