Ads 468x60px

quinta-feira, 17 de maio de 2012


EEEM MARECHAL HUMBERTO DE A. CASTELO BRANCO
LÍNGUA PORTUGESA E LITERATURA
PROFESSOR PAULO ROBERTO BRITO PIMENTEL



RELATÓRIO

"Eterno é tudo aquilo que dura uma fração de segundos, mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força consegue destruir."
C. Drummond de Andrade

O Sarau Literário projeto de pesquisa e leitura da área de linguagens e códigos e suas tecnologias da disciplina de língua portuguesa do professor Paulo Roberto Brito Pimentel utilizado como nota parcial do 1º bimestre das turmas envolvidas de 2º e 3º anos.
O trabalho constou de pesquisa bibliográfica via sala de Multimeios, biblioteca pública e laboratório de informática com a seguinte temática: 90 anos do modernismo; 100 anos de Luis Gonzaga; 60 anos do Forró; dentro desse trabalho bibliográfico tivemos encenações, dramatizações de trechos de obras de autores do cenário local, regional e nacional – nas dramatizações utilizaram figuro composto por eles (alunos), sonoloplastia, criação de cenários.
Usaram outros recursos como mídia gravável, datashow, notebook, caixa amplificada, microfone, DVD/CD, pintura; confecção de lembrancinhas que forma entregues aos convidados; declamação de poemas e poesias de autores da literatura e criações dos próprios alunos; fizeram em algumas equipes um verdadeiro festival gastronômico – culinária de acordo com o tema trabalhado.
As outras turmas de escolares foram convidadas para assistir ao espetáculo, professores e núcleo gestor da escola também participaram. Foi um show que alunos deram de interpretação, de conhecimento acerca da temática proposta. Os resultados podem conferir nas fotos dos eventos, bem como na internet no youtube do professor Osmar Filho. O trabalho foi uma preparação para o Chá Literário que acontece todo ano com o envolvimento de toda a escola, tendo, ainda, a participação de escolas convidadas buscando o intercâmbio cultural. E assim concluo nas palavras de Cecília Meireles
Mas a vida, a vida, a vida,
a vida só é possível reinventada
.”